O carro
Como tudo começou
Antes de nos focarmos no visual do carro, era essencial pensar primeiro no sistema que o carro deveria ter para conseguir levitar.
Com o lápis na mão e o papel na mesa, foi este o resultado obtido:
A imagem que segue era como a Professora queria que o carro ficasse. Ao início pareceu-nos bem, devido à natureza inovadora do carro, mas depois chegou-se à conclusão que era complicado adaptar um sistema funcional a este modelo.
Começamos então a trabalhar no sistema do carro, não só para podermos arrumar de vez a questão, como também para termos algo onde nos apoiar no momento da criação do carro.
Mais a baixo está uma breve descrição do funcionamento do sistema.
Como funciona então o sistema?
A vermelho temos o circuito eléctrico que faz com que o carro se mantenha a levitar e também ajuda o carro a virar. A cinzento temos todo um sistema de propulsão que faz não só com que o carro ande para a frente e para trás, mas também faz com que vire.
Finalizado o sistema, tentamos criar um carro que se adaptasse bem ao sistema e também que do ponto de vista visual fosse bonito e inovador. Foi este o resultado obtido:
Temos a seguir o resultado final. Do lado esquerdo, uma imagem em que é possível ver a forma final do sistema, e do lado direito o sistema incorporado no carro.
Funcionamento
- As estradas serão de um superconductor à temperatura ambiente;
- As bobines serão carregadas por uma bateria, e esta será carregada por energia solar, com rendimento previsto a 100%;
- Serão as bobines a formar o campo magnético pelo princípio da indução magnética, o que fará com que o carro levite (não havendo atrito);
- Para virar o carro aumentar-se-á a d.d.p. do lado contrário ao lado para que se quer virar, levando o carro a inclinar e a virar para o lado pretendido;
- Para se movimentar para a frente ou para trás, a água, por electrólise, transformar-se-á em oxigénio e hidrogénio, que serão encaminhados para dois recipientes separados. Estes gases serão depois conduzidos para uma câmara de explosão, onde a energia resultante da formação de água será suficiente para colocar o veículo em movimento.
- Haverão mais motores na parte frontal do veículo, para uma maior estabilidade, igualando as forças mais rapidamente para travar.